A CDM prevê no seu plano curricular atividades performativas de modo a proporcionar aos seus alunos oportunidades de pôr em prática habilidades e conhecimentos previstos pelo plano curricular. Para além dos seus espaços e contextos performativos (estúdio, concertos, concursos, apresentações em workshops), a CDM tem previsto no seu plano de desenvolvimento institucional, implementar em parcerias a estabelecer com entidades e instituições onde os seus alunos poderão realizar estágios ou experiências profissionais em âmbitos atinentes ao ramo específico da música em que se formaram ao longo do curso, de maneira a adquirirem experiência profissional e puderem inserir-se no mercado do trabalho. Tais poderão ser como por exemplo, estações de rádio, unidades de investigação em ciências musicais, instituições académicas e centros de estudo em área específica de práticas musicais em Angola e no estrangeiro. É também prevista colaboração com institutos superiores em relação aos quais a CDM funcionará como unidade orgânica para a área de Artes Musicais e Ciências Musicais.

A CDM tem em curso parcerias com a Associação de Promoção Social QUINTAL. Esta associação tem a sua sede na cidade de Lecce em Itália e dedica-se à promoção da arte e à investigação académica participativa em países de língua portuguesa.

A 23 de março de 2021, a CDM assinou com a fundação italiana U.M.A.S. um acordo de parceria e de cooperação que tem as seguintes finalidades principais: desenvolvimento de produção musical conjunta, implementação de cursos de música em streaming, formação da orquestra sinfónica juvenil, fornecimento e manutenção de instrumentos musicais, alocação e venda de músicas produzidas na Casa da Música de Benguela em plataformas digitais online (Spotify, Google Play Music, SoundMusic), bem como registo de obras musicais na Sociedade Italiana de Autores e Editores.