O  Benguela jazz festival é uma Actividade sócio-cultural, que está enquadrada na lista de programas Permanentes da Casa da música de Benguela (CDM), que tem como diretor Pe Moisés Rafael, Ph.D, doutorado em etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Composição e licenciado em Direção Coral pelo Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma.

O Benguela Jazz Festival é um projeto escrito pelo Vice director geral da CDM para a área de produção, o músico Alfredo Lázaro. Ela tem como objetivo emancipar a cultura musical Jazz, Descobrir e apresentar jovens artistas de todas a classes sociais ao Mercado Musical Angolano, de modo a fazer da sua paixão e da sua arte musical uma oportunidade de trabalho e de realização profissional. Tem como objetivo também, levar conhecimento à comunidade local através da música e explicar as verdadeiras origens do Estilo que se enraizaram a quando a partida dos Filhos de África nos navios negreiros para as Américas entoando canções de saudades e vontade de regressar a terra Mãe.

O projeto já vai na Sua Segunda edição, Realizou-se em Novembro do Ano 2019 nas Instalações do Centro Católico no dia 27 de outubro de 2019 a Primeira Edição, Com os Músicos: Manuel Gonçalves, Elizandro Waldir, Jonh Piter, Valter Vidal, Abrão Pharias Samuel Necas e o Andino na Bateria, Jovens estes com idades compreendidas dos 19 aos 27 anos.

Nesta segunda Edição os mesmos Jovens voltarão a subir ao Palco do anfiteatro da Diocese de Benguela, no Centro sócio-pastoral Dom Armando Amaral dos Santos, Carregando a Bandeira Emblemática do Jazz Jovem feito em Benguela. Portanto desta vez com mais Garra, mais Vontade e Com  responsabilidade a dobrar, de transmitir conhecimentos e exprimir sentimentos através do Jazz com Ritmos Africanos, Cantar Benguela nas suas Melodias deve constar das prioridades. O evento está marcado para ser realizado nos dias 30 e 31 do mês de julho de 2022.

A Segunda Edição diferente da primeira e com vista ao progresso e responsabilidade de trazer a qualidade máxima aos ouvintes, está incluso nas listas das Actividades da Casa da Música de Benguela, subvencionadas pela União Europeia e cofinanciados pelo Camões,  Instituto Português para a Língua e Cooperação.

Esperamos nesta segunda edição, atingir os nossos objetivos tais como: Apresentar e comercializar uma Obra discográfica, Apresentar novos Artistas; Criar  Oficinas de Jazz,  Exibições de Amostras Culturais do Jazz Local, do Jazz Nacional e internacional, num Projeto que vai obedecer Duas etapas. Por fim Levar este Projeto em outros pontos da Província e do nosso País.

CDM – FAZER ACONTECER A MÚSICA PARA TODOS

INGRESSOS E CAMISOLAS JÁ DISPONÍVEIS PARA AQUISIÇÃO