Fundada em setembro de 2018, com apoio da SITCM/CEI, por iniciativa do Padre Moisés Rafael, mestrado em Composição Musical pelo Pontifício-Instituto de Música Sacra em Roma e doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.
Um ano após o início das atividades, a CDM afirmou-se como uma instituição de referência musical em Benguela, mediante a realização do primeiro concurso de interpretação musical gospel em Benguela, no mês de Agosto de 2019. O referido evento contou com a participação de mais de 15 candidatos entre eles alguns provindos de outras províncias.
No mesmo ano, no mês de setembro, organizou a primeira edição do concerto musical Benguela Jazz Festival que visa a visibilização dos talentos que trabalham com a Casa. Desde o ano de 2021 a CDM participa do Projeto do PROCULTURA, financiado pela União Europeia gerido pelos Camões, I.P., com a proposta/projeto denominado Fazer Acontecer a Música para Todos.
Em 2024, a CDM assinou com o Conservatório de Música da Fundação Calouste Gulbenkian um memorando de parceria para a implementação em Angola do projeto Música para Todos, que tem como objectivo contribuir para a educação de qualidade na área da música, com vista à maior profissionalização do sector da música e criação de oportunidades de emprego no sector da música e de educação musical a longo prazo. No dia 31 de junho organizou a Segunda edição do concerto de música Benguela Jazz Festival.
No dia 08 de março de 2024, organizou um evento que tem como conceito um espaço cultural predominantemente feminino com o tema “música”o empoderamento da mulher na música, um evento que mostra à sociedade que o lugar da mulher na sociedade é onde ela quiser, combatendo assim os estereótipos que limitam o lugar da mulher no setor criativo e cultural. O evento contou com a presença de representantes de instituições do estado angolano, tais como, a Direção da Ação Social, Família e Promoção da Mulher, a Diretora Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, o Consulado de Portugal em Benguela, e outras distintas figuras da nossa sociedade. O evento tem-se tornado objeto de interesse especial do público da Casa.



